quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Museu Gucci é inaugurado em Florença


O ano de eventos que celebram o nonagésimo aniversário da Gucci culminou com a inauguração pública oficial do MUSEU GUCCI dentro do histórico Palácio da Mercanzia em Florença no dia 28 de Setembro. Concebido pela Diretora Criativa da Gucci Frida Giannini, o lugar é um espaço amplo que contém a filosofia “Forever Now” da Casa. Uma exibição permanente do arquivo rico e culturalmente importante, que tem sido preservado e ampliado ao longo dos anos, vai ser justaposta com instalações de arte contemporânea apoiadas pela Fundação Pinault. “Desde minha primeira visita ao arquivo quando eu entrei na Gucci há nove anos, tenho sentido um profundo comprometimento com o legado da Casa e quis expor seu rico acervo em comemoração à narrativa notável por trás de tantos produtos e temas icônicos. Como a Gucci completa 90 anos, eu senti que era o momento correto de inaugurar nosso próprio espaço, onde tesouros escondidos estariam abertos à visitação pública pela primeira vez”, disse Frida.

O MUSEU GUCCI mede 1.715 metros quadrados em três andares e é dividido em diferentes salas temáticas inspiradas nos temas e símbolos icônicos da Casa como Mundo Flora e Logomania. Enquanto o térreo e os andares superiores do edifício apresentam a exibição pública, o porão abriga o cofre que contém o arquivo Gucci: uma coleção imensa de roupas, acessórios, objetos, documentos e fotografias meticulosamente coletadas, catalogadas e conservadas para documentar o universo criativo e a influência cultural da herança da marca. Além disso, um salão contará com instalações de vídeo e filmes a partir das produções mais originais e contemporâneas do “filme arte”, bem como sessões dos filmes que a Gucci ajudou a restaurar por meio de sua colaboração a Martin Scorsese’s Film Foundation e documentários para os quais a Gucci proporcionou fundos através do Gucci Tribeca Documentary Fund. O grande espaço conta ainda com Café com acesso a internet, uma livraria, uma loja ícone e loja de souvenir. O objetivo é que o museu vire um destino certo para todos os amantes de arte, moda e arquitetura do mundo todo.
O museu foi inaugurado durante o Milão Fashion Week – abriu ao público no dia 28 de Setembro. A entrada custa 6 Euros, sendo que 50% de cada bilhete vendido vai beneficiar um fundo para ajudar a cidade de Florença a preservar e restaurar os tesouros de arte característicos da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário